sábado, 8 de janeiro de 2011

Episódio 2: ¿16 con qué? (Bogotá)

Engracado o quanto, em quatro dias de viagem, já consegui me sentir em casa por aqui. E sentir-se em casa, para mim, significa duas coisas: nutrir afeto por um lugar e aprender com ele.

Hoje falo um pouquinho do que já aprendi. Certamente, o primeiro grande fator desarticulador para um viajante na Colombia é o sistema de enderecos daqui. Voce chega ao aeroporto e descobre que o endereco do seu destino é esse: Cll 16 #2-43 Algo entre código morse e os números de Lost.

Para saber o que fazer disso, nada como pedir informacoes e recebe-las com um belo sorriso colombiano estampado na cara. Entao vamos lá:

Bogotá fica no pé das montanhas dos Andes. De todo lugar, elas sao uma fácil referencia visual. E aqui as ruas sao divididas em Calles (Cll) e Carreras (Cra). As Calles vao em direcao as montanhas, do ocidente ao oriente. As Carreras cruzam a cidade de norte a sul.

Com Scott (EUA), Cina (Alemanha), Patrizia (Alemanha) e Petros (Brasil) numa calle da Candelaria. Os Andes ao fundo, certo?

Funciona assim: Se voce vai a Cll 16 #2-43, voce quer chegar a Calle 13. O seu destino está próximo a Carrera 2. A 43 metros, para ser exato. Número 43. Já, por exemplo, se voce vai a Cra 7 #89-24, voce vai parar na Carrera Séptima (principal da cidade), perto da Calle 89, número 24. Simples assim.

No centro histórico, contudo, alguns nomes foram assinalados as Calles e Carreras. Alguns sao, inclusive, bem inspiradores. Acionam sentimentos e desencadeiam acoes diferentes naqueles que passam.

Em um momento de solidao. Quem mandou viajar só?

Com Sophia (Inglaterra). Melhor nao passar por essa.

Nos próximos posts, um pouquinho mais dos aprendizados. A comida, os costumes e os (deliciosos) falsos cognatos que encontrei por aqui. De toda forma, a Colombia já é minha casa para os próximos vinte dias. E uma casa com uma bela janela.

2 comentários:

  1. Ei Tiago, tudo bem? Novamente mochilando, nos mostrando coisas belas e interessantes por lugares
    que temos poucas informações.
    Beijo e curta bastante.

    ResponderExcluir
  2. Ruas que levam às montanhas... Que coisa. Que bonito. E esses nomes?

    Que viagem linda!

    Sâmia.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para deixar o seu recado para mim. E não se esqueça de deixar um contato para que eu possa respondê-lo.